17 de maio de 2011

O que é Psicoterapia?




A Psicoterapia é um método de tratamento, uma aplicação dos conhecimentos da Psicologia e da Psicopatologia na clínica psicológica, sendo também chamada de Psicologia Clínica.
 
A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais , estados de sofrimento, conflitos interpessoais, etc. 

A psicoterapia é também um espaço favorável ao crescimento e amadurecimento, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos e transformar padrões estereotipados de funcionamento, reestabelecendo o processo formativo e criativo de cada um. 

A Psicoterapia oferece uma oportunidade de compreender e mudar os padrões de relacionamento interpessoal. Sabe-se que os problemas vinculares são fonte de incontáveis sofrimentos, favorecendo a ocorrência de inúmeras doenças. 

No tratamento do GAPOS a Psicoterapia cumpre também uma função de educação para a vida, oferecendo um espaço de aprendizado, com instrumentos e conhecimentos que podem ajudar na orientação e condução da vida, bem como ferramenta para lidar com a compulsão alimentar e demais dificuldades relacionadas ao ganho excessivo de peso. 

Postado por,
Fernanda T. Lima - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário