4 de maio de 2011

Casamento X Aumento de peso




Quem nunca ouviu essa relação ser discutida? Afinal, o que tem a ver a vida a dois com alguns quilos extras? A explicação do aumento de peso pode ter ligação com as mudanças nos hábitos alimentares, de vida, com as novas responsabilidades e obrigações.

Os motivos são vários, mas os resultados do aumento de peso são os mesmos: ele ganha barriga e ela volume nos quadris e bumbum.

O próprio hábito de levar café da manhã na cama, que é muito comum entre os casais como forma de carinho, coopera para aqueles quilinhos extras. Outros hábitos como, ir com mais frequência a restaurantes e às compras, também podem contribuir.

Do ponto de vista psicológico, o aumento de peso durante o casamento está relacionado com a segurança afetiva, pois os parceiros agora se sentem mais tranquilos quanto às suas próprias imperfeições do corpo e as do parceiro.

Quanto a outros hábitos de vida, como a atividades físicas, estes também ficam deixados de lado. O fato é que, quando solteiros, a rotina dos dois tinha espaço para malhação, então isso passa a ser secundário para o casal que aproveita para dedicar mais tempo um ao outro.

As visitas às casas de parentes são mais frequentes nos primeiros anos de casamento, garantindo-lhes aquele almoço de domingo com direito à entrada, sobremesa, etc.
É muito comum também receber amigos para conhecer a nova casa, e nessas ocasiões sempre tem um “jantarzinho”.

Comer nessa nova fase da vida, muitas vezes, ganha um significado de cumplicidade, portanto cabe a cada um aproveitá-la com bom senso.


Postado por,
Fernanda T. Lima - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário