29 de novembro de 2010

O que é Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP)?


O comportamento alimentar no TCAP é caracterizado pela ingestão de grande quantidade de alimentos em um período de tempo delimitado (até duas horas), acompanhado da sensação de perda de controle sobre o quê ou o quanto se come.

Para caracterizar o diagnóstico, esses episódios devem ocorrer pelo menos dois dias por semana nos últimos seis meses., associados a algumas características de perda de controle.

Ocorre em indivíduos com sobrepeso e obesidade ou mesmo em pessoas com peso normal.

No Brasil, 15% a 22% dos pacientes que procuram tratamento para obesidade tem essa doença. Entre os pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica, esta prevalência pode variar de 27% a 47%.

A maioria tem uma longa história de repetidas tentativas de fazer dietas e sentem-se desesperados acerca de sua dificuldade de controle da ingestão de alimentos. Alguns continuam tentando restringir o consumo de calorias, enquanto outros abandonam quaisquer esforços de fazer dieta, em razão de fracassos repetidos. Estes indivíduos são, em média, mais obesos e têm uma história de flutuações de peso mais acentuada do que os indivíduos sem este padrão.

A compulsão alimentar também é acompanhada por sentimentos de angústia subjetiva, incluindo vergonha (come sozinho pois tem vergonha da quantidade de alimentos que consome), nojo e/ou culpa após comer.

Se você se reconheceu, ou conhece alguém com estas características, procure ajuda.
O GAPOS existe e pode te ajudar, com terapia psicológica e naturológica aliada a reeducação alimentar. 

Postado por,
Carolina Arzua - Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário