16 de novembro de 2010

Dietas Milagrosas



Com certeza você já deve ter ouvido falar em algum tipo de dieta milagrosa que lhe garante emagrecimento rápido. Porém infelizmente elas não vêem com o aviso de que não são saudáveis e muito menos que a probabilidade de você retornar ao peso anterior a dieta é gigantesco, se seus hábitos alimentares não mudarem. Por isso este é um assunto que deicidimos abordar hoje.

Conceitos errados classificam o alimento apenas pelo seu valor calórico, ignorando as suas propriedades nutricionais. O conceito de que os alimentos engordam ou emagrecem, aliado ao desconhecimento do alimento como fonte de matéria prima (nutrientes), resulta em dietas restritivas e desequilibradas causando rápida (e temporária) perda de peso com comprometimento da saúde.

Precisamos lembrar que a balança mostra apenas o peso total do corpo. Podemos ganhar ou perder peso na balança quando alteramos no organismo a quantidade de gordura e/ou massa magra, inclusive a água. O que desconhecemos é que o que menos pesa no corpo é a gordura, apesar de ser volumosa. Com uma dieta muito restritiva, a última coisa que perdemos com eficiência é a gordura, pois o nosso cérebro entende gordura como defesa, garantia de sobrevivência e estoque de energia.

A perda da massa magra, utilizando a proteína como fonte de energia e, por conseqüência, a desidratação, faz com que vários sintomas de desequilíbrios comecem a aparecer no organismo. Essa mesma proteína é responsável pela formação de músculo, pele, cabelo, unha, osso, neurotransmissores, enzimas, células de defesa e hormônios necessários à inúmeras funções orgânicas. Portanto além de dificultar o fortalecimento muscular, são gerados inúmeros transtornos funcionais no organismo, desde queda de cabelo, unhas frágeis, pele ressecada, flacidez, celulite, depressão, ansiedade, compulsão, alteração de humor, alteração da qualidade do sono, problemas hormonais, aumento de radicais livres e queda do sistema imunológico, podendo ter gripes de repetição, herpes e até candidíase desencadeadas por essas dietas restritivas.

A eliminação efetiva da gordura só acontece com uma boa nutrição para as células e energia regular para o sistema nervoso central (não passar de 3h sem comer). É só comendo que se emagrece adequadamente, na hora certa e com a qualidade e quantidade equilibrada. Qualquer coisa diferente disso vai provocar um “empobrecimento” e não um “emagrecimento”.

A “dieta milagrosa” precisa ser retirada dos nossos hábitos alimentares de 40 anos atrás; não por coincidência os índices de obesidade eram muitos menores que hoje. Comia-se de tudo, em intervalos regulares e havia uma atividade física regular e natural.


Livro: Entendendo a Importância do Processo AlimentarDenise Madi Carreiro

Postado por,

Carolina Arzua - Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário