3 de dezembro de 2010

Obesidade e Psicologia, uma dupla de peso

Já é sabido que a obesidade hoje é considerada uma epidemia e que é um fator de risco para diversas doenças. Estar com excesso de peso está diretamente associado, por exemplo, com o aparecimento de transtornos de ansiedade e depressão.  Sabe-se também que o acompanhamento psicológico durante o processo de emagrecimento multiplica o sucesso no tratamento da obesidade.

Para reverter a obesidade não basta apenas bons hábitos alimentares e exercícios físicos, mas também, que as pessoas estejam suficientemente motivadas e que possam controlar a ansiedade e compulsividade.

Quando uma pessoa está ansiosa é mais fácil recorrer à comida para aliviar sua ansiedade, neste caso, a comida está sendo usada de forma equivocada e esse comportamento pode levar ao sobrepeso e à obesidade. É por isso que um número crescente de tratamentos de obesidade  vem dando atenção especial aos aspectos psicológicos. Motivação, participação em grupo, entre outros aspectos levam a pessoa a aprender estratégias de controle no processo de emagrecimento, sem contar que estas pessoas se sentem emocionalmente mais preparadas para enfrentar o período durante e pós dieta, que é bastante delicado.
Por isso a atenção integral ao Ser é tão importante e cada vez mais os grupos interdisciplinares estão crescendo nos cuidados à saúde. Se você tem interesse em conhecer o trabalho interdisciplinar venha conhecer o GAPOS.

Postado por,
Fernanda T. Lima - psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário