22 de novembro de 2010

Diabetes x Obesidade

Os casos de diabetes tipo 2 vêm aumentando nos últimos anos devido, principalmente, à obesidade.

Resistir às guloseimas, às embalagens convidativas de salgadinhos e afins, aos coquetéis fascinantes, aos criativos apelos publicitários, não é nada fácil. A todo instante somos bombardeados e envolvidos pelas tentações gastronômicas, que nos remetem ao exagero à mesa e ao excesso de peso. Os avanços científicos nos oferecem condições de ter uma vida mais longa e saudável. Porém, precisamos dar atenção aos sinais emitidos pelo corpo e mudar nossos hábitos de vida.

A relação obesidade e diabetes é perigosa. O aumento da massa gordurosa, principalmente abdominal (visceral) está ligada à resistência à insulina, ou seja, à maior dificuldade da insulina colocar a glicose para dentro das células. O problema se agrava se o indivíduo tiver predisposição genética para desenvolver diabetes, pois neste caso o pâncreas é mais suscetível à deficiência na produção de insulina.

Nunca é demais afirmar que: a importância da mudança do estilo de vida (hábitos alimentares saudáveis e exercícios físicos) continua sendo a base do tratamento.

Espera-se que avanços farmacológicos permitam um grau maior de sucesso no tratamento da obesidade e que tornem possível a manutenção do peso a longo prazo. No momento, a melhor maneira de tratar a obesidade e o ganho de peso é o acompanhamento a longo prazo por uma equipe interdisciplinar, ou seja, vários profissionais de saúde que irão tratar todos os aspectos envolvidos na obesidade, físicos, emocionais e mentais.

Acredita-se que num futuro bem próximo poderemos contar com novas descobertas capazes de minimizar o problema. Até lá, procure melhorar sua qualidade de vida com uma dieta mais adequada, exercícios físicos e hábitos saudáveis de vida. O fundamental é querer emagrecer e conscientizar-se de que isso é o melhor para a saúde física e emocional.

Como (tentar) resistir às tentações:-

  • Procure distinguir fome de gula, principalmente quando for repetir um prato
  • Acrescente boa quantidade de legumes e verduras às suas refeições.
  • Planeje sua lista de compras e evite comprar alimentos que não sejam saudáveis. Estabeleça metas realistas com relação ao seu peso.
  • Não pule nenhuma refeição para não exagerar na próxima
  • Procure não usar a comida como um “calmante”, procure resolver seus problemas emocionais de outra forma.
  • Concentre-se em melhorar seus hábitos alimentares no geral, a perda de peso será uma conseqüência.

Referência : Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade – ABESO – www.abeso.org.br 

Postado por,
Carolina Arzua - Nutricionista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário