1 de agosto de 2011

Entenda o desejo por Doces

O desejo de consumir açúcar  surge quando o nível de açúcar no sangue está constantemente desequilibrado; quando há carências de nutrientes, excesso de fungos; quando a dieta é rica em carboidratos refinados, processados e salgadinhos. O desejo de comer açúcar é sinal de que se pode sofrer de um estado de saúde conhecido como hipoglicemia, que faz com que o desejo de açúcar seja maior ainda.

Acaba-se vítima de um efeito gangorra de níveis de açúcar altos demais e baixos demais. É por isso que, se começar comendo só uma barra de chocolate, acaba querendo mais. O açúcar provoca a subida, mas a queda nunca demora muito. Além disso os doces elevam no corpo o nível das substâncias químicas que produzem sensação de bem estar (que são as endorfinas serotonina e norepinefrina). O açúcar entra na corrente sanguínea muito depressa e provoca uma rajada de insulina junto com uma rajada de serotonina. Se houver elevação súbita do nível de açúcar, a insulina o decompõe depressa demais, levando a uma queda de açúcar e endorfinas. Isso deixa o indivíduo sentindo-se pior do que antes, e ele pode procurar mais alimentos açucarados para melhorar o humor, criando um ciclo de desejo de comer, aumento de peso, cansaço e humor instavel que é difícil de romper.

Certos alimentos ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e aplacam o desejo de consumir açúcar. Os cereais integrais e verduras frescas são ótimas opções. Inhame, batata-doce e abóbora também ajudam a conter a vontade de comer doces e não elevam o nível de açúcar no sangue como os alimentos açucarados e os doces fazem.


Fonte: Livro Você é o que você come. Dra Gillian McKeith

Postado por,
Carolina Arzua - Nutricionista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário