29 de agosto de 2011

E a Linhaça?



Sei que este assunto já foi bastante discutido e abordado, mas percebo que as pessoas ainda tem dúvidas com relação a LINHAÇA e sua forma de consumo, então resolvi falar um pouco sobre isto...

A LINHAÇA é a semente do linho, pertencente à família Linaceae, originária da Ásia. Dela se extrai o óleo de LINHAÇA. Possui formato ovalado e pontiagudo, com textura lisa e brilhante.

As sementes são encontradas em dois tipos, a DOURADA  e a MARROM. As diferenças entre elas são mínimas e, em geral, são resultantes de variações nas condições de condições de cultivo.
Ambas possuem ômega 3, 6 e 9, são boa fonte de proteína vegetal, vitaminas e minerais, contém boa quantidade de fibras e ainda trazem os seguintes benefícios:

- Previnem a obesidade e auxiliam na manutenção do peso, pois causam sensação de saciedade;
- Diminuem o colesterol;
- Aliviam sintomas da menopausa e TPM;
- Diminuem a retenção de líquidos;
- Favorecem o controle dos níveis da glicose sanguínea;
- Entre outros benefícios...

A LINHAÇA possui também lignanas em sua composição. Por serem semelhantes ao estrogênio, elas podem ter efeitos benéficos na menopausa e na prevenção do câncer de mama, além de efeito antioxidante.

CONSUMO:
Podemos utilizar a linhaça  ao longo do dia em saladas, frutas, refeições, pães, bolos aonde desejarmos. A quantidade mínima recomendada é de 1 colher de sopa ao dia, a qualquer hora do dia!

DICA:
No caso das sementes, o ideal é que sejam trituradas ou germinadas, pois quando ingeridas inteiras dificilmente serão bem digeridas.

Para se obter a farinha:
Caso opte pela linhaça MARROM, é importante que aqueça no forno ou frigideira por 5 a 10 minutos, deixe esfriar e bata no mixer ou liquidificador na tecla "pulsar", até que vire uma farinha (cuidado para não ficar em pó) e depois guarde em um vidro escuro, bem tampado em geladeira por no máximo 15 dias, use-a o quanto antes.
No caso da DOURADA o processo é quase o mesmo, só não é necessário aquecê-la, inicie o processo truturando-a.

Para se obter a germinada:
Deixe as sementes de molho em um copo com água num intervalo de 4 a 5 horas ou durante a noite. Você notará que formará um gel. Misture-o às bebidas ou beba puro.

Para termos mais saúde a partir da alimentação basta querermos e começarmos a praticar, dá certo!

Por,
Patrícia Lanzoni - Nutricionista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário