11 de julho de 2011

Quando chega a hora de pedir auxílio..


Todos nós passamos por crises ao longo da vida, o que não significa que seja preciso consultar um profissional sistematicamente. Podemos contar muitas vezes apenas com o suporte de parentes e amigos para superar um momento difícil.
Mas quando o suporte de pessoas próximas não é suficiente ou as situações parecem isolúveis então o acompanhamento psicológico pode ajudar a esclarecer as razões de nossas dificuldades e a modificar nossos comportamentos.
Algumas pessoas hesitam em consultar um psicólogo ou psiquiatra porque desejam resolver seus problemas sozinhas ou se sentem culpadas por estar em dificuldade. Outras envergonham-se do que sentem e preocupam-se com o que os outros podem pensar se procurarem ajuda. O caminho percorrido até o psicoterapeuta pode ser cheio de ambivalências. E, no entanto, consultar um profissional "psi" pode ser importante para o seu bem estar.
Psicólogos e psiquiatras atendem frequentemente pessoas que passam por um momento de crise no relacionamento conjugal ou familiar, apresentam problemas de desempenho ou vivenciam um luto; e ainda pessoas que buscam encontrar seus próprios caminhos, ter mais autonomia na relação com os outros ou melhorar sua qualidade de vida.
O papel do psicoterapeuta consiste em analisar a história de vida da pessoa, esclarecer uma situação, dar suporte e acompanhá-la a fim de auxiliar na superação de uma crise e propiciar o desenvolvimento de potencialidades e crescimento pessoal de seu paciente.


Fonte: Apostila do curso de formação em terapia integral.

Postado por,
Fernanda T. Lima - psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário