28 de julho de 2011

Parar de fumar engorda?

Os benefícios de parar de fumar são muitos, mas ainda assim, muitas pessoas continuam fumando devido a mitos que cercam o tabagismo e desencorajam as pessoas a tentar parar.
Um desses mitos é que parando de fumar você poderá tornar-se obeso.
É fato que após 20 minutos de parar de fumar sua pressão e pulsação voltam ao normal, em 8 horas o nível de oxigenação do seu sangue se normaliza e em 48 horas a sua capacidade de sentir cheiro e sabor melhoram.
Portanto, pode ser difícil controlar seu apetite exatamente em função disso: os alimentos passarão a ficar mais saborosos e atraentes para o ex-fumante. Mas isso não quer dizer necessariamente que você ganhará peso ou se tornará obeso. Normalmente fatores psicológicos podem contribuir para isso.
Se você está ansioso, além de estressado por ter deixado de fumar, poderá seguir uma tendência a substituir o cigarro por alimento; exatamente como você fazia antes, fumando quando estava deprimido ou triste por algum motivo, daí o ganho de peso pode ser inevitável.
Se existir um ganho de peso depois que você parar de fumar, a melhor opção é queimar as calorias extras com algum exercício físico. Isso vai ajudar ainda você a manter o seus níveis de estresse e ansiedade mais baixos revertendo o ciclo de ansiedade e ingestão de alimentos.
A melhor opção para contornar esse problema é tentar mudar certos hábitos que você tinha quando era um fumante. Tente caminhar depois das refeições, evite ingerir alimentos pesados e gordurosos, esqueça aquelas várias xícaras de café ao longo do dia, pelo menos nos primeiros dias sem cigarro. Beba muita água. Faça respirações profundas várias vezes ao dia... livre do cigarro você se sentirá mais seguro de seu próprio potencial e sua saúde agradecerá!

Postado por,
Fernanda T. Lima - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário