19 de abril de 2011

A Páscoa e o Chocolate



A comemoração da Páscoa vem associada ao consumo de chocolate. Quase sempre, pelo que significa a data, na forma de ovos.
Consumido com moderação, o chocolate traz benefícios tanto ao corpo quanto à mente, pois transmite sensação de prazer, promovendo o bem-estar e aliviando tensões. A responsável é a feniletilamina, que estimula a produção de serotonina, substância naturalmente presente no cérebro, sedativa, calmante e que melhora o humor.


No domingo de Páscoa os exageros devem ser evitados:

Ao acordar tome um bom café da manhã. Frutas, pães integrais, chá de ervas, etc.

Não fique muito tempo sem se alimentar. No meio da manhã faça uma lanche, para que quando o almoço chegar você não esteja com muita fome e exagere nos pratos. Uma fruta ou um punhado de oleaginosas são opções saborosas e saudáveis.

Meia hora antes do almoço tome um chá de hortelã, que melhorará a digestão.

Comece o almoço pelas saladas, elas darão saciedade e você comerá menos dos pratos mais gordurosos e calóricos. Evite o consumo de bebidas junto com as refeições.

Na hora da sobremesa é hora de comer chocolate! Abra os ovos de Páscoa e troque os doces e sorvetes pelo chocolate! O chocolate com 70% de cacau é sem dúvida uma excelente opção.

Assim você aproveitará a Páscoa, sem restringir o chocolate, mas também sem peso na consciência.
Os exageros de consumo do chocolate, especialmente o branco pela maior concentração de lactose e gorduras saturadas presentes no leite, podem causar enxaquecas, irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. Por ser extremamente calórico, recomenda-se aos obesos o consumo moderado e aos diabéticos a observação que devem consumir apenas os produtos especialmente para eles preparados.

Fique atento aos valores calóricos e boa Páscoa!
Em 100g:
Tipos de chocolate - Energia (Kcal)
Ao leite - 540
Amargo - 537
Meio amargo - 550
Branco - 550
Diet – 480

Fonte: Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE).

Postado por,
Carolina Arzua – Nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário