7 de abril de 2011

Comer mal é um vício?




Quando alguém menciona drogas viciantes, o que vem a mente são substâncias ilegais. Pelo que se sabe, não há níveis seguros para o consumo de drogas. A orientação é ficar longe delas. Agora, a ciência médica acrescentou à lista de produtos capazes de provocar dependência algo próximo de nós: a comida gordurosa. Um estudo publicado pela Nature Neuroscience sugere que o consumo de alimentos ricos em gordura leva ao desenvolvimento de um tipo de dependência parecida com a que afeta os viciados em cocaína e heroína. O cérebro dos ratos superalimentados, assim como os dependentes químicos, apresentou uma queda acentuada nos níveis de substâncias responsáveis pelas sensações de prazer, conhecidas como receptores de dopamina. Com menos receptores, o organismo precisa de quantidade de gordura cada vez maiores para que o cérebro registre satisfação. É o mesmo mecanismo do vício em drogas. A pesquisa, feita apenas em ratos, confirmou em laboratório pela primeira vez aquilo de que muitos especialistas já suspeitavam: certos tipos de comida viciam.
Convivemos com substâncias potencialmente perigosas o tempo inteiro sem que nos tornemos necessariamente reféns delas. Com a comida não é diferente: tudo depende das escolhas individuais e das circunstâncias.
Lembre-se sempre: mantenha uma alimentação balanceada, pratique exercícios físicos com regularidade e cuide de sua saúde emocional, só assim você será uma pessoa plenamente saudável e feliz!

Postado por,
Fernanda T. Lima - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário