14 de fevereiro de 2011

Comer à noite, engorda?



Durante o sono, temos o pico de liberação do chamado hormônio do crescimento (GH). Este hormônio é responsável por usar nossa gordura como fonte de energia para a manutenção das funções vitais durante o sono, preservando assim, a nossa massa magra. 
Quando à noite consumimos alto teor de carboidratos e açúcares, a taxa de insulina em nosso sangue aumentará. Esse aumento causa uma diminuição da liberação do hormônio do crescimento (GH), por consequência a gordura antes usada para fazer a manutenção das funções vitais será usada em um grau bem menor e a matéria prima para  crescimento e renovação celular ficará comprometida.
Logo, se quisermos emagrecer com mais facilidade ou manter o peso devemos comer em quantidade menor no jantar do que no almoço, e com a melhor qualidade possível de alimentos.

Fontes de Carboidrato: Massas, pães, arroz, trigo, milho, batata, mandioca, e etc.

Fontes de Açúcares: Os fabricantes de alimentos utilizam muitos açúcares nos alimentos. Todos os seguintes são açúcares ou produtos relacionados: glicose, frutose, galactose, lactose, açúcar invertido, manose, pentose, ribose, sucrose, maltose, sorbitol, manitol, dulcitol, inositol, Karo, trealose, raffinose, stachyose, vernanose e fructans.

Cuide bem de seu organismo, preste atenção no que você come, a qualidade e quantidade são muito importantes para uma boa saúde e um emagrecimento saudável.

Postado por, 
Carolina Arzua - Nutricionista

3 comentários:

  1. Gostaria de colocar uma questão sr doutora estou a tomar Ovusitol, este medicamento tem insotol e acido folico, será que vou começara a ganhar mais peso ?

    ResponderExcluir
  2. Oi Joana, com certeza essas vitaminas não a farão engordar. Quando nosso organismo está com equilibrio de minerais e vitaminas, até nosso metabolismo e a queima de gordura funcionam melhor. Espero que tenha ajudado. Atenciosamente, Carolina Arzua - Nutricionista

    ResponderExcluir