12 de janeiro de 2011

Viva a água de coco!



A água de coco se tornou uma preferência nacional, sendo considerada a segunda bebida mais consumida no Brasil, após o suco de laranja. Tanto é que se foi a época em que só era prestigiada nas praias e durante o verão.

Além de refrescante e deliciosa, é rica em sais minerais e nutrientes. É uma excelente fonte de potássio, além disso, apresenta boas quantidades de cálcio, magnésio e vitamina C . Por isso, é considerada um isotônico natural, ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas.

Pode ser excelente aliada em regimes de emagrecimento, porque ajuda a promover a sensação de saciedade. Pode ser consumida no intervalo entre as refeições. Porém, embora a bebida seja nutritiva, não se recomenda substituí-la pela água. Afinal, a água de coco possui calorias, diferente da água.

Em razão da sua composição muito semelhante à do soro fisiológico (tem quantidades de água e sódio parecidas), o líquido do coco é indicado para auxiliar no combate a diversos problemas de saúde. Por exemplo, ajuda a evitar cãibras e fraqueza muscular e a equilibrar o sistema circulatório, pois regula o nível de sódio e de água no corpo. Ainda é considerado um eficiente diurético por eliminar o excesso de água do organismo sem alterar o nível de potássio, como fazem os medicamentos artificiais.

Para as futuras mamães vale a dica: um copo de água de coco gelada pode ajudar a aliviar a azia e os enjôos comuns no começo de gravidez.

Mas, os diabéticos, hipertensos e pessoas que apresentam alguma patologia renal não devem abusar da bebida porque ela contém sódio e outras substâncias que podem trazer complicações a estas pessoas.

Aproveite o verão e hidrate-se com uma água de coco!

Postado por,
Carolina Arzua - Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário