23 de agosto de 2010

Estresse, Obesidade e Meditação

Todos nós já ouvimos falar de Estresse, principalmente nos últimos tempos. O Estresse afeta toda a nossa sociedade atual e seu excesso tornou-se um perigo para nossa saúde. Estudos científicos indicam que as pessoas adoecem com mais freqüência quando estressadas. Mas que o estresse tem haver com a Obesidade? E onde a meditação entra nesse meio?

O site Meditação Transcendental, entevistou o médico endocrinologista Sandeep Chaudhary sobre esse assunto, confira alguns trechos da reportagem:

"Sou esse tipo de gente que engorda só de olhar para a comida. Como a meditação transcendental pode me ajudar a perder peso?
Sandeep: Muitas pessoas têm problemas para controlar a fome e o apetite, e a ciência explica que há razões hormonais para isso. A secreção de muitos destes hormônios é diretamente afetada pelo estresse. Sob estresse, a pessoa perde a intuição natural de saber o que o corpo precisa ou não. A técnica da Meditação Transcendental permite à pessoa desenvolver um estado de equilíbrio mental e físico, onde se começa a buscar os alimentos que o corpo precisa. Quando o corpo recebe o que precisa, a pessoa tende a ter um apetite mais equilibrado."
"O Estresse afeta a Obesidade?
Sandeep: O estresse desempenha um papel na causa da obesidade. O hormônio cortisona, por exemplo, é secretado como resposta ao estresse. O cortisol aumenta a resistência à insulina, e a insulina é um hormônio que a faz ganhar e manter o peso. Quando seu corpo aumentou a resistência à insulina, ele tem que secretar mais insulina para metabolizar o alimento que você está consumindo. Então, se você tem níveis mais altos de cortisona, então você tem mais resistência à insulina, que por sua vez causa ganho de peso. Vários estudos mostram que a técnica da Meditação Transcendental, ao diminuir o estresse, causa a queda dos níveis de cortisona."

Estresse é uma das causas de obesidade e a meditação pode ser uma ferramenta muito positiva no combate e prevenção, não só da obesidade, mas de muitos outros problemas de saúde. Portanto, medite você também!

Quer ver a entrevista na integra? Acesse o link: http://www.meditacaotranscendental.com.br/beneficios-obesidade/#q02

E confira também o video Meditação e Obesidade: http://www.youtube.com/watch?v=8G5EXzBonXk

Postado por,
Aliandra F. Veiga - Naturóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário