21 de junho de 2011

Junho é Festa Junina!




Na programação do mês de junho, não podemos esquecer as festas juninas, mês que comemoramos os santos mais populares do Brasil. São festejados nas escolas, igrejas e clubes, tendo festas divertidas com quadrilha, música caipira, jogos, brincadeiras e muita comida saborosa. 
Nas grandes cidades esse costume dos festejos e brincadeiras está quase extinta, ficando só a parte das comidas. Nessa época aparecem paçocas, pé de moleque, doces, como o de abóbora, arroz doce, pamonha, curau,canjica e as bebidas quentão, vinho quente. Tudo isso é muito calórico. Para você ter uma idéia no caso dos pratos a base de amendoim, só ele a cada 100g, possui 625 calorias.
Não há nada de errado degustar tudo isso, desde que seja com moderação. Temos aqui algumas sugestões para uma festa junina light. Em vez de alimentos que contenham amendoim, de preferência aos de milho, mas se tiver vontade, consumir moderadamente, que dizer uma só e dançar muita quadrilha, ajuda no gasto calórico.
Receitas típicas das Festas juninas com menos calorias:
 
Bolo de Milho Verde 
Ingredientes:
milho verde 2 xícaras (chá), equivale (400g);
açúcar 1 xícara (chá), equivale (200g);
leite desnatado 2 xícaras de chá, equivale (400ml);
farinha de trigo 4 colheres (sopa), equivale(80g);
queijo minas ralado 4 colheres (sopa), equivale (40g);
4 ovos;
margarina light 2 colheres (sopa) , equivale (30g);
fermento em pó 1 colher (sopa), equivale (10g).
Preparo:
Os ingredientes deverão ir todos para o liquidificador, bater, e colocar numa forma enfarinhada, assando em forno moderado até que fique dourado.

Curau (105 calorias/100g)
Ingredientes:
10 espigas médias de milho verde (3kg);
3 xícaras (chá) açúcar equivalente (600g);
2 litros de leite desnatado;
1 pitada de sal canela em pó a gosto.
Preparo:
Ralar as espinhas com ralado não muito fino, coloque a massa em um recipiente grande e acrescente 1 litro de leite. Coar a massa em um guardanapo limpo e apertando bem. Adicione o leite que restou, aos poucos; aperte a massa o máximo que puder. Caso o caldo coado estiver saindo bem amarelo, junte mais um pouco mais de leite e acabe de espremer. Numa panela grande, coloque o caldo obtido do milho e junte o açúcar e o sal. Misture bem e deixe cozinhar por 45 minutos, mexendo direto, até que o curau esteja cozido completamente ou com sinta um aroma de milho bem acentuado. Despeje em tigelinhas, polvilhe com canela em pó e sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário