21 de outubro de 2010

Ostra - Benefícios e Curiosidades



Outubro é o melhor mês para a safra de Ostras e aqui na cidade de Florianópolis é comemorada com a FENAOSTRA - festa nacional da Ostra e da cultura açoriana da ilha, confira o site:  http://portal.pmf.sc.gov.br/sites/fenaostra/

A iguaria começou a ser apreciada como alimento no século V antes de Cristo, mas chegou ao Brasil há pouco tempo: em 1974. Mais tarde ainda, lá pelo fim da década de 80, foi que se começou a cultivar a ostra em nosso país, mais especificamente aqui Santa Catarina. Para se ter idéia, 95% da produção brasileira de moluscos (o que inclui ostras, mexilhões e vieiras) é do Estado. Florianópolis já é conhecida como capital nacional da ostra.

Há milhares de anos, as civilizações grega e romana já valorizavam o consumo de frutos do mar e atribuíam a eles a reputação de serem afrodisíacos. Outros registros históricos contam que, em Roma, a iguaria era uma das principais atrações dos banquetes dos imperadores, que pagavam pelo molusco em ouro.

Pelas qualidades que apresenta, no Japão, a ostra é chamada de leite do mar, tamanho o respeito que os tem orientais por este molusco.

A Ostra contêm cálcio, ômega - 3, cobre, fósforo, ferro, zinco, proteínas, vitaminas A, B e D. Por isso é muito utilizada para tratamentos como anemia, colesterol e osteosporose. E mais tem poucas calorias, 100 gramas desta carne possui apenas 93 calorias, em média. Crua ou cozida a ostra mantêm suas propriedades nutritivas.

E aí? Vai uma ostra?

Postado por,
Aliandra F. Veiga - Naturóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário