20 de outubro de 2010

Envelhecendo com Saúde

Se a tendência de crescimento da população com mais de 60 anos se mantiver constante, o Brasil deverá alcançar 32 milhões de idosos em 2025, o que nos colocará na sexta posição do ranking mundial de população idosa. O aumento da expectativa de vida do brasileiro é um fato comprovado pelos censos anuais. Atualmente, virar octogenário não chega a ser uma grande proeza, mas um desdobramento de uma série de conquistas e não apenas médicas.

Envelhecer e aposentar-se não deve ser sinônimo de pendurar as chuteiras. Especialistas garantem que o idoso que busca prazer, realização pessoal e alegria de viver depois da aposentadoria vive mais e melhor. Veja algumas dicas para envelhecer com mais disposição.

Pensamento jovem

Encare o envelhecimento de forma positiva. Pior do que um idoso resmungão é o pessimista de qualquer idade que não vê solução para nada.

Atividade física
A prática constante de uma atividade física ajuda a condicionar o corpo e evita perdas de massa muscular. Baixo índice de gordura corporal previne várias doenças fatais.

Cérebro ativo
Fugir da rotina favorece o desenvolvimento de áreas do cérebro menos utilizadas. Procure uma nova carreira, atividades voluntárias, instrução musical, cursos variados, escrever, viajar, etc.

Alimentação saudável
Evite comer qualquer coisa na rua. Valorize as frutas, legumes e verduras, e diminua o consumo de carnes vermelhas, gorduras e doces. Fuja da obesidade.

Cultive um hobby

Cante, dance, pratique tai chi chuan, meditação, ioga. O cardápio antiestresse é supervariado. Procure a alternativa que mais se encaixa ao seu perfil.

Afaste o ócio
Mesmo que você pare de trabalhar formalmente, comece uma nova função. Faça planos para o futuro e não abra mão de seus sonhos — sempre é tempo de concretizá-los.

Valorize a família
Às vezes, melhor do que fazer qualquer coisa, é se aproximar de quem se gosta. A convivência com filhos, netos e amigos pode ser prazerosa e espantar a solidão.

Não reme contra a maré
Mais importante do que manter uma aparência sempre jovem é aceitar a velhice com alegria e felicidade.

Fonte: Revista Viva Saúde Online

Postado por,
Fernanda T. Lima - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário