1 de julho de 2010

O papel do profissional psicólogo em Grupo de Apoio

         Já se sabe que a obesidade é determinada por múltiplos fatores, e seu tratamento, para ser realmente efetivo, deve ser conduzido por uma equipe multidisciplinar.
         O psicólogo faz parte desta equipe e preocupa-se com as questões afetivas, sociais e familiares envolvidas na gênese da obesidade. Assim como no processo de reformulação de hábitos de vida e consequências destes após o emagrecimento necessário, ou seja, a sustentação para uma transformação efetiva.
         O papel do profissional psicólogo é oferecer a escuta psicológica, estimular a reflexão sobre as origens das dificuldades encontradas no dia-a-dia, possibilitando um saber sobre si que ultrapassa as fronteiras das limitações corporais. Os indivíduos participantes de grupo de apoio iniciam a partir de então o tratamento que envolve múltiplas questões, como por exemplo o que significa estar obeso e sua dinâmica na manutenção da obesidade.
         No encontro com o psicólogo, os indivíduos teêm a oportunidade de falar de sua trajetória de vida e das dificuldades inerentes da mesma.
         Verbalizar o que se sente e escutar experiências semelhantes, ensina e impulsiona mudanças positivas.
         O tratamento em grupo de apoio propicia uma visão mais ampla das dificuldades e leva a identificação dos participantes que dividem o mesmo "problema". O processo de identificação acaba muitas vezes, impulsionando os membros do grupo a unirem forças para chegarem ao objetivo final, que no caso do grupo GAPOS é a perda de peso de modo consciente.

Postado por,
Fernanda T. Lima - Psicóloga

Um comentário:

  1. Legal, gostei de saber que as vezes os nosso problemas são causado por nos mesmos , mas que juntos podemos resolver quaisquer circunstâncias.

    ResponderExcluir