8 de novembro de 2012

FRUTAS E VEGETAIS: Saúde de Ferro!


 
Que tal comer 500 gramas de frutas, verduras e legumes por dia?
É a recomendação certeira para baixar taxa de colesterol, controlar a pressão arterial, fortalecer a imunidade e...emagrecer!

        Coma bastante frutas, verduras e legumes. Você já deve ter ouvido esta recomendação um sem-número de vezes por sua mãe, dos médicos. A indicação se confirma nutricionalmente com a ingestão de 500g de alimentos in natura  que melhora a imunidade, ajuda a controlar a pressão arterial, reduz o risco de doenças cardíacas, diminui o apetite exagerado. Enfim, vários estudos sobre frutas e vegetais os relacionou com as recomendações da pirâmide alimentar; a quantidade de 500g garante o aporte diário de nutrientes básicos para uma somatória de benefícios e prevenções de envelhecimento precoce e outras enfermidades associadas à alimentação desbalanceada.

       Vale lembrar que a quantidade de meio quilo é uma somatória das porções indicadas na pirâmide alimentar que aponta para cinco porções de furtas, mais cinco de legumes e mais cinco de verduras; Só para se ter uma idéia, uma porção de cenoura equivale a 2 c. de sopa; de tomate, 1 unidade; de abacaxi, uma fatia; de maça, uma unidade.
         Mas para ter benefícios, além da quantidade é preciso apostar em variedades. “É necessário diversificar para garantir uma maior biodisponibilidade dos nutrientes – os alimentos reguladores geram fonte de energia, atuam na digestão, no transporte de oxigênio e no trânsito intestinal”, esclarece a nutricionista Francine Ferrari.
Mesmo em dietas hipocalóricas, emagrecimento ou manutenção de peso, deve-se comer muitas frutas e vegetais, pois eles são os alimentos menos calóricos, tem maior concentração de fibras e apetitosos, são fontes de vitaminas, minerais e contêm agentes funcionais que previnem e reduzem o risco de doenças.
         Vale ainda destacar que os outros grupos da Pirâmide Alimentar fazem parte de uma construção nutricional importantíssima e que devem ser balanceados conforme o valor calórico total de cada indivíduo para que se consiga o peso ideal e manté-lo, que é o grande segredo hoje em dia.
         O Naturólogo Guilherme Granetto também acrescenta a necessidade da ingestão mínima de água mineral ao longo do dia acompanhado das dietas; além de hidratar o corpo (órgão e vísceras) auxilia na movimentação do bolo intestinal e na melhor absorção dos nutrientes pelo organismo.

Dica de um Cardápio Básico  que garante o aporte necessário de alimentos reguladores: frutas, verduras e legumes.

§  CAFÉ-DA-MANHÃ DESLUMBRANTE: 1 fatia de pão integral com 1 fatia de queijo tofu + 1 fatia de mamão papaya + 1 copo de suco de melancia ou morango
§  LANCHE DA MANHÃ APETITOSO: 1 maçã ou 1 pêra grande
§  ALMOÇO NUTRITIVO: salada de alface ou endívias, rúcula, cenoura ralada + 1 filé de frango magro cozido e desfiado em 2 fatias de manga + 1 prato raso de  penne com brócolis, azeitonas, erva-doce (opcional) e couve-flor picadinhos + 1 copo pequeno de suco de caju
§  LANCHE DA TARDE DEGUSTADOR: 6 ameixas sem caroço + 100ml de suco fresco de laranja + 1 iogurte de sabor natural fresco + 1 pitada de canelo em pó – liquidificar tudo
§  JANTAR RECONFORTANTE: 1 porção de arroz integral + 1 porção de lentilha + 1 porção de salada de escarola + morangos ou até 1 cálice de vinho tinto seco

Chá repousante de alfazema e melissa


-                                    2 colheres de chá de flores de alfazema
-                                    2 colheres de chá de folhas de melissa
-                                    400ml de água fervendo
-                                    mel para adoçar (opcional)
Coloque as ervas num bule de chá e adicione a água. Tampe e deixe em infusão (cozimento), durante 10 min. Beba uma xícara 3 vezes ao dia ou mais. Adoce com mel se quiser. 2-3 porções
Com a entrada de inverno a dica é partir para uma RENOVAÇÃO.
A psicóloga Fernanda T. Lima aposta na dupla reeducação alimentar e auto-conhecimento. Se você estiver atento a sua dinâmica pessoal e conseguir compreender suas emoções à mesa, dificilmente “passará da medida” em suas refeições.
Agende um tempo para suas refeições, Faça delas momentos tranqüilos e saudáveis; “ O alimento é nosso remédio diário” – o objetivo agora é a reeducação alimentar.