27 de fevereiro de 2012

Síndrome Metabólica

        O jornal Diário Catarinense divulgou a notícia de que cientistas americanos avançaram em suas pesquisas e descobriram um suspeito-chave na inflamação destrutiva que sustenta doenças cardíacas e diabetes. Saiba mais no link:

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2012/02/cientistas-descobrem-novo-marcador-relacionado-a-sindrome-metabolica-3674707.html

22 de fevereiro de 2012

Novidades 2012!

Para melhor atendê-lo, o GAPOS no ano de 2012, está ampliando seus locais de atuação.
Nossa equipe oferece à você a possibilidade de escolher qual endereço fica melhor para que você possa contar com nosso auxílio em seu processo de reeducação alimentar e mudança de estilo de vida.
Venha realizar seu tratamento interdisciplinar com a equipe do GAPOS!
 Você pode optar por tratamento individual ou em grupo terapêutico.

Endereços:
Rua Nery Cardoso Bittencourt, 314. Bairro Santa Mônica   http://www.nawabare.com.br/
Rua Arno Hoeschl 279, Sala 04. Centro   http://www.clinicarelluz.com.br/

Se você quer saber mais sobre nosso trabalho, se tem dúvidas, críticas, ou sugestões, entre em contato conosco através do email: gapos.grupodeapoio@gmail.com


Atenciosamente,

Equipe GAPOS

17 de fevereiro de 2012

Chá de Gengibre e Limão



Ingredientes:
25g de raiz de gengibre fresco, descascado e cortado em fatias
600ml de água
Suco de um limão espremido na hora
Mel para adoçar

Modo de preparo:
Coloque a raiz de gengibre numa panela com água. Deixe ferver, tampe e cozinhe por 20 min. Acrescente o suco de limão e adoce com mel a gosto. Beba quente. Rende 2 a 3 porções.

Propriedades:
Os óleos que conferem o sabor picante do gengibre são anti-sépticos, ativam o sistema imunológico e combatem infecções bacterianas e virais. O alto teor de vitamina C dos limões também ajuda a combater as infecções e a prevenir o câncer.

16 de fevereiro de 2012

Transição Nutricional

Muita já ouvimos falar de um tempo em que o leiteiro buscava garrafas de vidro vazias nas casas e pela manhã as devolvia cheias de leite fresco.
Com o passar dos anos a industrialização vem "obrigando" a sociedade a mudar hábitos alimentares. Hoje em dia há um aumento considerável de consumo de alimentos enlatados, congelados, pré-cozidos, prontos e os famosos "fast-food".
A maior presença da mulher no mercado de trabalho tem diminuído a disponibilidade de tempo para o preparo das refeições e consequentemente mudou hábitos e comportamentos alimentares de famílias inteiras.
Os estudiosos dão a este fenômeno o nome de transição nutricional. As doenças nutricionais do passado, tais como a desnutrição, pelagra e escorbuto eram carenciais em razão da falta de nutrientes, hoje as doenças estão sendo causadas pelos excessos alimentares. Daí a alta incidência de obesidade, hipertensão, diabetes e outras complicações advindas dos hábitos globalizados.
Façamos uma reflexão...
Vamos substituir a palavra tempo pela palavra vida nas seguintes frases:
Não tenho tempo para alimentar-me corretamente.
Não tenho tempo para fazer refeições com minha família.

Não deixe que sua falta de tempo faça com que lhe falte vida!
Cuide de sua alimentação e assim estará cuidando de você e do seu futuro!

Texto inspirado no livro Transtornos Alimentares. Uma Visão Nutricional.

15 de fevereiro de 2012

Vitamina Tailandesa



Ingredientes:
100gr de mamão papaia fresco cortado em fatias
Suco de 1 lima
2 pêras médias, descascadas e cortadas em fatias
200ml de leite de soja
Uma pitada de gengbre em pó
Cubos de gelo (opcional)

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador. Se quiser uma bebida que refresque durante muito tempo, acrescente gelo.

Propriedades:
O mamão papaia é rico em vitamina C e betacaroteno, e, junto com as pêras, constitui uma boa fonte de fibra. O papaia também contém enzimas que são de grande importância na digestão.

14 de fevereiro de 2012

Alimentação Emocional

Para o ser humano alimentar-se é mais do que somente comer. O homem tem uma importante relação emocional e social com o alimento.
A relação emocional com o alimento tem início no aleitamento materno, onde o alimento é acompanhado de uma série de sentimentos e sensações. Esta relação com o alimento que começa nas relações primárias mãe-bebê, acompanham o indivíduo por toda a vida, em todas as relações afetivas.
Normalmente celebramos em torno da mesa e presenteamos pessoas queridas com "aquela comida que ela adora".
Nina Horta usa o conceito de "comida de alma", referindo-se aquelas comidas que "consolam" (o mingau de aveia da vovó, a canjinha da mamãe...).
O alimento é cheio de simbologias e carregado de diferentes significados.
Portanto, para que haja uma significação adequada do ato de alimentar-se, que não leve o indivíduo à excessos alimentares, é preciso perguntar-se: o que me leva a comer além da fome?
Se você não está conseguindo agir positivamente com relação a sua alimentação e deseja mudar seus hábitos e compreender sua dinâmica pessoal, procure o GAPOS.


Texto inspirado no livro Transtornos Alimentares - Uma visão Nutricional

13 de fevereiro de 2012

Como está sua alimentação?

       Através do site do Ministério da Saúde que disponibiliza o teste para saber como está sua alimentação, você pode conferir se está conseguindo por em prática o que sabe sobre alimentação saudável e avaliar o que precisa ser melhorado. Uma boa alimentação é sinônimo de uma vida saudável. Clique no link abaixo e faça o teste!


http://nutricao.saude.gov.br/teste_alimentacao.php


Bom teste!

10 de fevereiro de 2012

Emocional x Emagrecimento


São vários os problemas emocionais que podem levar ao aumento de peso ou a impedir que a pessoa emagreça:

•  Compulsão Alimentar: pessoas que comem não por fome, mas que o fazem por ansiedade, apressadamente, ingerindo grandes quantidades de alimento num período curto de tempo, sentindo-se depois arrependidas ou culpadas. De repente começam a comer e não param mais, a não ser quando estão empanturradas, cansadas ou com mal estar. Se a compulsão estiver presente e não for tratada, inviabilizará todos os esforços da pessoa para emagrecer.  
•  Depressão: afeta a pessoa como um todo. Pessoas que estão deprimidas tem, entre outras, uma alteração no comportamento alimentar para mais (ou para menos) que pode levá-las a engordar. Há queda da motivação para a dieta, auto-depreciação, pessimismo. Quando a depressão estiver presente em algum grau no candidato a emagrecimento, deverá ser tratada prioritariamente.
•  Ansiedade: é o "vilão" número um das dietas alimentares. Apresenta-se em diversas formas (pânico, fobia social, ansiedade generalizada, fobias, stress pós traumático, fobias específicas, etc ). Pessoas tensas, excessivamente preocupadas, com pânico, com medos diversos, podem encontrar no alimento uma fuga para seus males, para um estado interno de desconforto.
•  Dificuldades sexuais, conjugais ou afetivas: É sempre importante verificar o que se esconde por trás de uma obesidade ou excesso de peso. A gordura pode servir como "escudo" para evitar relacionamentos, não assumir a própria sexualidade ou mesmo como forma de "rebelião passiva" a situações conjugais conflituosas.
•  Stress: É comprovado que o stress tem influência sobre o peso corporal, seja pelo aumento do cortisol circulante ou pelo aumento da quantidade de comida ingerida, que passa a atuar inadequadamente como "mecanismo anti-stress".
•  Dificuldade de controle de impulsos: pessoas impulsivas que não conseguem adiar a gratificação imediata de um impulso em detrimento a uma gratificação à médio prazo, são mais vulneráveis a uma "sabotagem" em sua dieta.
•  Problemas de relacionamento: dificuldades de relacionamento familiar, social (timidez excessiva, agressividade social, baixa qualidade de vida social) podem levar a pessoa a atacar o prato de comida.



Fonte: http://psicobesidade.com.br

8 de fevereiro de 2012

Suco Emagrecedor de Maçã e Damasco



Ingredientes:
6 damascos secos
125 ml de suco de maçã
100gr de iogurte natural desnatado fresco
1 pitada de noz-moscada ralada na hora

Modo de preparo:
Cozinhe os damascos com um pouco de água até que eles fiquem macios. Sequem os damascos e bata no liquidificador com o suco de maçã e o iogurte e salpique a noz-moscada por cima. Rende 1 porção.

Propriedades: O damasco tem fibras e poucas calorias e, ao mesmo tempo, mata aquela vontade de comer alguma coisa doce. A maçã ajuda a digestão e a absorção dos alimentos.

Bom Apetite!

7 de fevereiro de 2012

Somos muito do que pensamos

Encontro pessoas que se acham infelizes, carentes e que nunca conseguem o que desejam. São pessoas muito negativas que vivem num mundo mental de negatividade. É sempre bom lembrar da importância dos quadros mentais para a nossa motivação e, portanto, para nosso sucesso.

         Se você se deixar dominar por pensamentos negativos, sentimentos de fracasso, se não for capaz de ver o lado positivo das coisas e das pessoas, terá dificuldade em obter o sucesso que tanto deseja. O pensamento e a imaginação têm um efeito direto em nosso modo de agir e em nosso modo de ser. As pesquisas vêm se multiplicando no sentido de mostrar que você, de fato, é muito daquilo que você pensa. Você é o produto da forma como pensa, como se imagina, como se vê. Muitos autores afirmam que se tivermos uma mentalidade de escassez e se avaliarmos nossa vida em termos de nossas carências, estaremos colocando energia no que não temos e esta continuará sendo a nossa experiência.

        Assim, a primeira coisa a fazer para vencer esses pensamentos de escassez, é aprender a valorizar o que se tem ao invés de focar apenas no que não se tem. Isso é fundamental para uma saúde mental positiva. Pessoas que valorizam e agradecem aquilo que possuem - sua saúde, seus bens, seus amigos e sua família, são muito mais felizes, dizem as pesquisas. Pessoas que vivem se achando pobres e carentes demais, injustiçadas e perseguidas acabam atraindo para si essa realidade a partir das imagens criadas em suas mentes.

      Da mesma forma, pessoas que ajudam as outras e participam de sua comunidade igualmente são mais felizes. As pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos nos levam à mesma conclusão. Pesquisadores trabalharam durante cinco anos com 423 casais que tinham o hábito de ajudar outras pessoas e concluíram que “ter o hábito de ajudar os outros pode reduzir pela metade o risco de morte prematura”.

       Lembre-se, que somos muito do que pensamos. Por isso devemos controlar nossos pensamentos, nossa imaginação e nossas palavras para dirigir tudo em agradecimento ao que temos e para o que desejamos ter (e não para nossas carências). É incrível como ainda não acreditamos no poder de nossos pensamentos e imaginação e ainda vivemos negativamente nossos dias. É preciso mudar esse padrão. É preciso ter uma atitude mental positiva para que todas as energias se concentrem em nossa motivação e em nosso sucesso.

Pense nisso...
Autor desconhecido.