30 de junho de 2011

GAPOS na Revista VIVASAÚDE



É com alegria que nós do Grupo GAPOS informamos que a partir de amanhã dia 01 de julho estará nas bancas a edição 99 da revista VIVASAÚDE http://revistavivasaude.uol.com.br/ com participação especial de nossa Nutricionista Carolina Arzua.

Confira!

29 de junho de 2011

O Frio e a Balança



Com esse friozinho o que dá mais vontade de fazer é ficar embaixo das cobertas, vendo um filminho e lógico mastigando alguma coisa. Mas por quê será que no frio sentimos tanta vontade de mastigar? Por que será que engordamos mais no inverno do que no verão? Será que o nosso corpo está mais lento do que no verão?
É exatamente ao contrário!
No verão temos a impressão de gastarmos mais energia por suarmos mais. Mas o que o corpo está fazendo é liberar o calor que está “sobrando”. No inverno a temperatura “cai”. Nós temos o nosso tecido gorduroso que tem um importante papel de manter a temperatura do nosso corpo. O corpo gasta muito mais energia para manter a temperatura corpórea do que mantê-la.
Para repor essa energia o nosso corpo “pede” comida já que é através dela que obtemos nossa primeira fonte de energia. Lembre-se que a energia rápida vem dos carboidratos como massas, pão, bolo, torrada, arroz, etc; e também dos doces. Aí fica claro aquele desejo incontrolável. No inverno sentimos vontade de tomar algo quente para aquecer o corpo como um chá, mas logo na nossa cabeça vem a nossa cultura de tomar chá com torrada ou bolacha.
O mesmo acontece com a sopa que sempre vem acompanhada por um pão.O que tem que ficar bem claro é que o desejo de comer não está só na necessidade de repor energia, mas também nas nossas cabeças. Se inverno nos lembra queijos variados com vinho e você não controlar a quantidades desses petiscos, não será esse gasto a mais do nosso corpo que conseguirá deixar a nossa balança (quanto comemos e quanto gastamos) equilibrada. Esse gasto de energia a mais é mínimo perto da quantidade de calorias que ingerimos nesses alimentos. Portanto se não tomarmos cuidado o ponteiro da balança subirá sem ao menos percebermos, já que as roupas de inverno são mais largas. Outro agravante é a preguiça que o friozinho nos dá. Não são todas as pessoas que tem ânimo de chegar à noite e ir para uma academia com esse frio. Mas deveria. Se o seu objetivo é emagrecer aproveite que o nosso corpo está gastando mais energia e programe-se para perder uns quilinhos. Anime-se!!!! Reeduque sua alimentação e pratique uma atividade física.


24 de junho de 2011

Ubuntu!



A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), contou um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de vol...ta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequisar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou por que elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces. Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!" Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...UBUNTU PARA VOCÊ!

21 de junho de 2011

Junho é Festa Junina!




Na programação do mês de junho, não podemos esquecer as festas juninas, mês que comemoramos os santos mais populares do Brasil. São festejados nas escolas, igrejas e clubes, tendo festas divertidas com quadrilha, música caipira, jogos, brincadeiras e muita comida saborosa. 
Nas grandes cidades esse costume dos festejos e brincadeiras está quase extinta, ficando só a parte das comidas. Nessa época aparecem paçocas, pé de moleque, doces, como o de abóbora, arroz doce, pamonha, curau,canjica e as bebidas quentão, vinho quente. Tudo isso é muito calórico. Para você ter uma idéia no caso dos pratos a base de amendoim, só ele a cada 100g, possui 625 calorias.
Não há nada de errado degustar tudo isso, desde que seja com moderação. Temos aqui algumas sugestões para uma festa junina light. Em vez de alimentos que contenham amendoim, de preferência aos de milho, mas se tiver vontade, consumir moderadamente, que dizer uma só e dançar muita quadrilha, ajuda no gasto calórico.
Receitas típicas das Festas juninas com menos calorias:
 
Bolo de Milho Verde 
Ingredientes:
milho verde 2 xícaras (chá), equivale (400g);
açúcar 1 xícara (chá), equivale (200g);
leite desnatado 2 xícaras de chá, equivale (400ml);
farinha de trigo 4 colheres (sopa), equivale(80g);
queijo minas ralado 4 colheres (sopa), equivale (40g);
4 ovos;
margarina light 2 colheres (sopa) , equivale (30g);
fermento em pó 1 colher (sopa), equivale (10g).
Preparo:
Os ingredientes deverão ir todos para o liquidificador, bater, e colocar numa forma enfarinhada, assando em forno moderado até que fique dourado.

Curau (105 calorias/100g)
Ingredientes:
10 espigas médias de milho verde (3kg);
3 xícaras (chá) açúcar equivalente (600g);
2 litros de leite desnatado;
1 pitada de sal canela em pó a gosto.
Preparo:
Ralar as espinhas com ralado não muito fino, coloque a massa em um recipiente grande e acrescente 1 litro de leite. Coar a massa em um guardanapo limpo e apertando bem. Adicione o leite que restou, aos poucos; aperte a massa o máximo que puder. Caso o caldo coado estiver saindo bem amarelo, junte mais um pouco mais de leite e acabe de espremer. Numa panela grande, coloque o caldo obtido do milho e junte o açúcar e o sal. Misture bem e deixe cozinhar por 45 minutos, mexendo direto, até que o curau esteja cozido completamente ou com sinta um aroma de milho bem acentuado. Despeje em tigelinhas, polvilhe com canela em pó e sirva quente.

17 de junho de 2011

Ânimo para os exercícios físicos no inverno!


Se você morre de preguiça para acordar, no inverno só vai piorar. Então, programe o celular e o MP3 com aquela música mega-animada que você adora escutar durante um sprint no treino de corrida, por exemplo.
Seu cérebro, rapidamente, fará a associação da música com a ginástica e trará o sentimento de bem-estar sentido ao terminar a atividade física com a liberação da endorfina.
O pesquisador Costas Karageorghis, consultor de psicologia do esporte da Universidade Brunel, na Inglaterra, constatou que a música é uma ótima maneira de regular o humor, tanto antes como durante as atividades físicas. Segundo ele, muitos atletas utilizam a música como estimulante.
Luz, ação!
Dormir com o quarto escurinho é essencial para uma boa noite de sono, mas acordar com o quarto no breu é um convite para ficar mais tempo na cama. A produção de melatonina, um dos hormônios que regulam o sono, é ativada com a escuridão e interrompida com a luz. Deixe a claridade invadir de leve o ambiente e tire proveito dela como despertador natural.
Mude o seu horário
Suas aulas são às 7 da manhã ou às 9 da noite e, no inverno, você morre de preguiça de acordar ou trocar de roupa com o tempo gelado lá fora? Aproveite-se da hora mais quente do dia: o período do almoço. Além de você já estar bem-disposta perto do meio-dia, é mais fácil assumir compromissos ao longo do dia, como se fizessem parte da sua agenda de trabalho.
Exercitar-se nesse horário dá uma recarregada em sua bateria e a parte da tarde será bem mais prazerosa e produtiva. Nem aquele soninho depois do almoço será capaz de pegar você.
Sempre alerta!
Passar em casa depois do trabalho antes de encarar a malhação não funciona. Haja força de vontade para dar meia-volta. Prepare a mochila na noite anterior e deixe no carro. Claro, não tem milagre: se você ligar o piloto automático, o carro irá para casa praticamente sozinho.
Programa de recompensa
A maioria das academias lança ações estratégicas durante os meses de inverno para contornar a queda no movimento. Não deixe de participar. Além de os professores estarem focados em seu objetivo, seu subconsciente criará uma espécie de compromisso, que afastará sua tendência de matar aula.
Fonte:http://www.defatoonline.com.br/feminino

16 de junho de 2011

Dicas Anti-barriga

 
 1. Tenha uma alimentação variada: coma muitas frutas, verduras, legumes. Um prato bem colorido tem grandes chances de ser saudável.
2. Evite mobilizar muita insulina
Ficando muito tempo sem comer: mais de 4 horas sem comer nada pode avisar ao organismo que está ele está em risco, sabe o que ele faz? Libera insulina, que faz com que você sinta fome e não aproveite de maneira eficaz o alimento quando comer.
Beliscando muito: comendo a toda hora um alimento altamente energético também mobiliza muita insulina. Comer a cada hora faz com que o pâncreas (órgão que produz insulina) trabalhe muito.
Exagerando no carboidrato simples: pão branco, biscoito, doces, balas, chicletes, barras de cereal, salgadinhos. Estes alimentos desprovidos de fibras são quebrados (digeridos) quase que completamente na boca, liberando glicose no intestino sem que haja barreira alguma para isso, deixando passar grande quantidade de açúcar e conseqüentemente – INSULINA. Aposte sempre nos grãos integrais e beba muita água.
O excesso de insulina “dá barriga” porque possuímos receptores para gordura na barriga e este estímulo continuado faz com que se acumule gordura neste local.           

3. Melhore sua Postura

O outro fator desencadeante da barriga é a postura curvada e sentada o tempo todo, procure se movimentar levante-se durante o dia, mexa-se e observe se os músculos das costas não estão contraídos e os da barriga relaxados.


4. Evite LÍQUIDOS com a COMIDAIngerir muitos líquidos com a refeição torna a digestão mais lenta e difícil. 


5. Consuma ÔMEGA 3 
Ácidos graxos monoinsaturados - ômega 3 tem a propriedade de modular os receptores localizados na linha da cintura. Portanto se faz necessário o consumo de alimentos que sejam fonte destes ácidos graxos como nozes, castanhas, semente de linhaça, semente de girassol, azeite de oliva extra- virgem soja na forma fermentada.

6. Pratique atividade física

O sedentarismo é fator desencadeante para o acúmulo de gorduras, principalmente na região abdominal. Portanto, não se pode esquecer da atividade física, pois sem ela pouco do que foi comentado anteriormente resolve o problema. 
Por, 
Patricia Lanzoni - Nutricionista

11 de junho de 2011

Vinho e saúde




"Vinho e comida foram feitos um para o outro", define o cardiologista Jairo Monson de Souza Filho. O médico, que há 20 anos estuda os efeitos da bebida na saúde humana, garante que este é o líquido mais favorável à digestão. "Isso, claro, se não houver qualquer contra indicação ao seu consumo", ressalta. O especialista afirma que para melhor usufruir de seus benefícios, ele deve ser tomado moderadamente durante as refeições. 

"Quando se ingere a bebida junto aos alimentos, diminui-se muito o volume de radicais livres na circulação sanguínea durante a digestão. E é justamente neste período que a quantidade de gorduras circulantes é maior. Com isso, há menos chance delas serem oxidadas pelos radicais livres, que acarretaria na formação e deposição de placas de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos", explica Filho. 
Sobre a dose diária de vinho recomendada, o cardiologista destaca que a grande preocupação é por conta do volume de álcool. "Uma quantidade acima do que o organismo consegue metabolizar pode causar dano orgânico", diz. No entanto, a metabolização do álcool é individual e depende de fatores diversos, como gênero, peso corporal, e, mais especificamente, peso do fígado e a quantidade de enzimas necessárias para este processo. 

Para a maioria dos homens seria seguro beber até 30 gramas de álcool (o equivalente a 300 ml de vinho a 12,5 ºGL) por dia e para as mulheres, 20 gramas (o equivalente a 200 ml de vinho a 12,5ºGL), sugere o médico.

De acordo com o especialista, não há um tipo de vinho que seja mais eficaz para o processo digestivo. No entanto, o gás carbônico presente nos espumantes aumenta a produção de suco gástrico, o que é amplamente favorável para a digestão.

Processo digestivo
O especialista afirma que substâncias encontradas no vinho facilitam a digestão de inúmeras maneiras, como: 
- Diminuindo os movimentos peristálticos do intestino delgado e do intestino grosso, aumentando, consequentemente, a permanência dos alimentos no tubo digestivo e dando mais tempo para as enzimas os processarem. 

- Estimulando a vesícula biliar a descarregar uma quantidade maior de bile no início do intestino delgado, facilitando a digestão das gorduras. 

- Melhorando a digestão dos açúcares, ampliando a sensibilidade dos tecidos à insulina.  

Doenças 
Segundo o cardiologista, algumas das doenças do sistema digestivo que podem ser evitada com o consumo de vinho são:
- Úlcera nervosa: os polifenóis do vinho protegem esse tipo de agressão ao estômago por bloquear duas enzimas: as histidinacarboxilase e a hialuronidase. 

- Esofagite de refluxo: uma suplementação de antioxidantes garantida pela bebida pode ajudar tanto no tratamento como na prevenção da doença. 

- Esôfago de Barret: uma condição clínica pré-cancerosa ativada pela proliferação de células Ciclo-oxigenase-2 (Cox-2). Os polifenóis do vinho são eficientes para impedir a proliferação destas células. 

- Pedras nos rins: o ácido tartárico, encontrado na bebida, é capaz de desmanchar os cálculos de oxalato de cálcio das vias urinárias. 

- Colesterol: a quercitina, presente no vinho, diminui a absorção de gorduras aumentando a sua eliminação nas fezes e diminuindo o nível de colesterol no sangue. 

8 de junho de 2011

Amar a si mesmo




Amar a si mesmo é um requisito fundamental para que o ser humano possa vivenciar a felicidade. Embora tenhamos aprendido que a auto-estima é individualista e egoísta, ela é essencial para que possamos nos expor ao mundo com coragem e confiança.

Aquele que não ama a si próprio, não reconhece em si qualidades e talentos e se acha inferior ao resto do mundo, e, por consequência, dificilmente conseguirá amar verdadeiramente o outro, pois seu amor será sempre revestido de medo.

Quando não nos amamos, tememos que o outro descubra que não somos bons o suficiente para merecer seu amor e nos empenhamos desesperadamente em satisfazer os seus desejos, como forma de garantir a afeição que ele sente por nós.

Esta consciência só nasce a partir de uma profunda reflexão acerca de nossas qualidades e defeitos e do entendimento de que somos únicos e especiais, não importa o quanto tenhamos errado ou nos desviado da verdade. Muitas pessoas só conseguem chegar a este conhecimento maior de si através de psicoterapia.

Importante ressaltar que sempre é tempo de recuperamos a nossa auto-estima se reconhecermos que os erros são fundamentais em nosso processo evolutivo. Se formos capazes de nos amar apesar de nossos fracassos, certamente estaremos nos dando a oportunidade de trilhar novos caminhos e descobrir em nós poderes até então desconhecidos.

Escrito por: Elisabeth Cavalcante