28 de abril de 2011

Você sabe como funciona o Tratamento do GAPOS?


O tratamento é realizado de duas formas: em grupo ou individual. Para participar é necessário ter mais de 18 anos, obesidade ou sobrepeso, e vontade de modificar o seu estilo de vida.

Tratamento em Grupo:
Os encontros são realizados uma vez por semana, em grupo de seis a oito pessoas durante nove meses. Cada sessão tem duração de duas horas. Nestes encontros são trabalhados temas relativos à mudanças saudáveis de hábitos de vida, com apoio emocional e reeducação alimentar.

Tratamento Individual:
Consultas semanais, com duração de uma hora. O período de tratamento varia de acordo com a necessidade e objetivos individuais. Cada sessão é realizada por uma das especialidades abaixo:
Naturologia: o atendimento naturológico engloba o ser humano de uma forma integral com intuito de promover a saúde através das terapias naturais.
Nutrição: avaliação nutricional, dieta personalizada de acordo com a necessidade de perda de peso e objetivo individual.
Psicologia: através de psicoterapia onde são trabalhadas as questões emocionais envolvidas no processo de emagrecimento.


Dúvidas ou interesse em participar contate-nos, estaremos à disposição: gapo.grupodeapoio@gmail.com 

Equipe GAPOS.

26 de abril de 2011

A Gula bate à noite




Normalmente, a pessoa garante que faz dieta. Come saladas e evita doces na frente dos amigos, mas de madrugada, sozinha, devora tudo o que vê pela frente, até arroz e feijão gelados. Atacar a comida à noite é a marca dos comedores noturnos
As pessoas que desenvolvem esse tipo de compulsão têm total consciência de que as idas à geladeira são prejudiciais, mas acreditam que só comendo vão preencher o vazio que sentem. E, como se privam de mastigar durante o dia, à noite estão famintas. Para compensar, enchem o estômago com qualquer coisa, inclusive com alimentos que não gostam e que normalmente são restritivos numa dieta saudável. 
Vale lembrar que toda louça e lixo produzidos nessas ocasiões são ocultados para encobrir o "crime".
Resgatar a autoconfiança é fundamental para quem come demais à noite. É importante lembrar de como era a vida antes das crises para, assim, resgatar antigos valores. É preciso perceber o que lhe dá prazer.
 
DICA: se a comida acalma, procure um outro prazer que cause a mesma sensação e, se possível, que ajude a emagrecer. Que tal caminhar ou dançar?


Fonte:
 http://psicobesidade.com.br

Postado por, 
Fernanda T. Lima - Psicóloga

22 de abril de 2011

Feliz Páscoa!

 

Páscoa

É mudar,
É partilhar,
É ter esperança,
É lutar e vencer.

É refletir,
É superar sofrimentos,
É dizer sim ao amor e a vida.

É investir na paz,
É lutar por um mundo melhor,
É viver em constante libertação,
É crer que a vida supera a morte.
É conquista diária,
É encontro,
É passagem para um novo mundo!

Feliz Páscoa!

Equipe GAPOS.

19 de abril de 2011

A Páscoa e o Chocolate



A comemoração da Páscoa vem associada ao consumo de chocolate. Quase sempre, pelo que significa a data, na forma de ovos.
Consumido com moderação, o chocolate traz benefícios tanto ao corpo quanto à mente, pois transmite sensação de prazer, promovendo o bem-estar e aliviando tensões. A responsável é a feniletilamina, que estimula a produção de serotonina, substância naturalmente presente no cérebro, sedativa, calmante e que melhora o humor.


No domingo de Páscoa os exageros devem ser evitados:

Ao acordar tome um bom café da manhã. Frutas, pães integrais, chá de ervas, etc.

Não fique muito tempo sem se alimentar. No meio da manhã faça uma lanche, para que quando o almoço chegar você não esteja com muita fome e exagere nos pratos. Uma fruta ou um punhado de oleaginosas são opções saborosas e saudáveis.

Meia hora antes do almoço tome um chá de hortelã, que melhorará a digestão.

Comece o almoço pelas saladas, elas darão saciedade e você comerá menos dos pratos mais gordurosos e calóricos. Evite o consumo de bebidas junto com as refeições.

Na hora da sobremesa é hora de comer chocolate! Abra os ovos de Páscoa e troque os doces e sorvetes pelo chocolate! O chocolate com 70% de cacau é sem dúvida uma excelente opção.

Assim você aproveitará a Páscoa, sem restringir o chocolate, mas também sem peso na consciência.
Os exageros de consumo do chocolate, especialmente o branco pela maior concentração de lactose e gorduras saturadas presentes no leite, podem causar enxaquecas, irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. Por ser extremamente calórico, recomenda-se aos obesos o consumo moderado e aos diabéticos a observação que devem consumir apenas os produtos especialmente para eles preparados.

Fique atento aos valores calóricos e boa Páscoa!
Em 100g:
Tipos de chocolate - Energia (Kcal)
Ao leite - 540
Amargo - 537
Meio amargo - 550
Branco - 550
Diet – 480

Fonte: Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE).

Postado por,
Carolina Arzua – Nutricionista.

18 de abril de 2011

Comida como uma válvula de escape Emocional



Segundo estudo realizado por uma clínica britânica, quase metade dos adultos comem para reprimir sentimentos negativos, tais como tédio, solidão, estresse e outros.
Foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas de diversas faixas etárias. A pesquisa constatou que quase metade dos adolescentes, entre 16 e 24 anos, e 40% dos adultos, entre 35 e 44 anos, comem quando estão entediados.
As mulheres são mais afetadas por essa alimentação "como válvula de escape emocional". Um quarto das mulheres entre 45 e 54 anos come por causa do estresse. Nos últimos anos, a quantidade de mulheres entre17 e 30 anos que comem compulsivamente por causa de problemas emocionais cresceu bastante.
Mas o que é mais curioso, é que 25% das pessoas que comem por compulsão se sentem culpadas depois de se esbaldarem na comida. Essa mesma proporção de pessoas acredita que a felicidade está relacionada com magreza. E isso é ainda pior já que a veneração da magreza pela sociedade moderna e a ditadura de estética, significará um crescente número de pessoas afetadas por doenças mentais, potencialmente letais, relacionadas à comida e sua imagem corporal.
O importante é manter corpo e mente em equilíbrio, se você não consegue sozinho, procure um especialista!


Postado por,
Fernanda T. Lima - Psicóloga

14 de abril de 2011

Você sabe o que é Drenagem Linfática?




A Drenagem Linfática é um tratamento que consiste numa massagem manual com movimentos lentos e ritmados (associados à utilização de cremes específicos hipoalergênicos), que estimulam o melhor funcionamento do sistema linfático.
Para reduzir a retenção de líquidos e favorecer a eliminação de toxinas a drenagem oferece bons resultados. Para quadros de celulite e gordura localizada mais graves, costuma-se associar a outros tratamentos.
Qualquer que seja a causa de celulite e gordura localizada (alimentação ruim, falta de atividade física, estresse, fumo, alterações hormonais), eles começam com um processo de retenção de líquido, que acarreta má oxigenação do tecido. Sem a devida nutrição, o tecido endurece até formar os nódulos. A drenagem quebra esse ciclo, eliminando a retenção hídrica e ativando o metabolismo.
Além de todos esses benefícios, a drenagem também atua como descongestionante, eliminando as toxinas do corpo e fazendo com que a pessoa se sinta bem por dentro e por fora durante e depois do tratamento. Por isso, não é apenas uma questão de beleza, mas também de saúde e bem-estar.
Ela potencializa o resultado de vários tratamentos por eliminar toxinas, diminuir a retenção hídrica e oxigenar os tecidos. Recomenda-se um mínimo de dez sessões para um resultado efetivo. Mas já na primeira sessão, pode-se observar melhora visível no inchaço, na circulação, e no funcionamento do aparelho digestivo.

Postado por,
Aliandra F. Veiga - Naturóloga