30 de março de 2011

Controle Seu Impulso Alimentar


Não se pode negar que há um forte componente psicológico e comportamental na dependência por um determinado alimento. É o que acontece por exemplo naqueles dias em que você chega em casa depois de um dia difícil de trabalho e tudo o que quer é "cair de boca" em uma torta de chocolate, doce e gordurosa.
Bom... e o que fazer?

- Aprenda a identificar os alimentos que causam compulsão no seu caso. Há os mais comuns (café, chocolate e alimentos gordurosos), mas outros podem ser acrescentados à lista como sal e o refrigerante. Preste atenção no tanto que está ingerindo, tentando diminuir um pouco por dia.
- Observe a situação. Sempre que sentir um desejo demasiado por determinado alimento, preste atenção em como você está se sentindo: aborrecido, triste, ansioso. Nesses momentos é comum sentir vontade de alimentos que trazem recordações boas, como as da infância. Busque uma solução mental que não seja o alimento.
- Distraia-se. Quando sentir uma vontade louca por um alimento, tente fazer alguma atividade que mude o seu foco.

Caso sinta muita dificuldade em controlar e identificar esses fatores procure ajuda profissional especializada.

Postado por,
Fernanda T. Lima - Psicóloga

28 de março de 2011

Alimentação X Humor


A alimentação é um fator muito importante que influencia totalmente o nosso humor.
Um corpo com uma boa eliminação de resíduos é um corpo limpo e feliz. Um corpo bem nutrido e limpo consegue viver melhor e cumprir com as suas funções individuais e coletivas com mais alegria.
Nos países tropicais, os alimentos que mais aumentam o astral são as frutas e as hortaliças. As frutas cítricas são ricas em vitamina C (fortalecem o sistema imunológico); banana e mamão lubrificam os intestinos, além de cereais integrais (arroz, pão, aveia, trigo etc.) bem mastigados. Também as castanhas, principalmente as nozes, são boas para o cérebro.
Os mais leves e digestivos são os alimentos crus e bem mastigados, não fritos, com pouco sal e ricos em fibras. É sempre bom evitar carnes gordas e embutidos (salame, presunto, linguiça, salsicha etc.)


Banana: a fruta é um carboidrato rico no aminoácido triptofano. Este aminoácido é uma substância precursora da serotonina. Sem serotonina, o organismo fica suscetível a males como depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade, mal humor e hiperfagia (aumento exagerado da fome). A serotonina também é considerada como sendo uma substância anorexígena, diminuindo a compulsividade e a fome.

Abacate: esta fruta rica em ácido fólico, vitamina B3 ( niacinamida) e potássio. O abacate também tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. A niacinamida ( Vitamina B3) tem ação específica sobre o sistema nervoso central, colaborando com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e garante efeito relaxante. Esta vitamina tem ação conjunta com o ácido fólico, que atua como coenzima de diversos neurotransmissores do bom humor. Dica: fique atento ao valor calórico da fruta: cada 110 g contém cerca de 200 calorias.

Mel: o alimento é um carboidrato fonte de triptofano, com ação calmante que induz a uma sensação de bem estar melhorando a função da serotonina no cérebro. O mel tem uma função importante como regenerador da microflora intestinal, quando combinado aos lactobacilos presentes no intestino. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o mel ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer..

Nozes: esta oleaginosas possui vitamina B1 (tiamina), que ajuda a converter glicose em energia. Também imita a acetilcolina, neurotrasmissor que possui um papel nas funções cerebrais relacionadas com memória e cognição. Também carrega o Inositol (fosfatidilinositol), substância reconhecida como parte do complexo B, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina.

Ômega 3: os peixes de água fria (salmão, atum, cavalinha) são considerados excelentes fontes de ômega 3 , um ácido graxo com efeito protetor sobre os neurônios. A relação de consumo desse ácido graxo e a felicidade, está no aumento na produção dos receptores de neurotransmissores como: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina que protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular.

Lentilha: é fonte de proteínas vegetais e cálcio, contribuindo significativamente para a regulação da flora intestinal. O equilíbrio do cálcio e magnésio no organismo atua no metabolismo cerebral e na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.



Postado por,
Carolina Arzua - Nutricionista

24 de março de 2011

Emagreça de Forma Saudável e Natural


No Brasil, de acordo com o IBGE, 22% da população sofre de sobrepeso ou obesidade.

O excesso de peso não é problema estético, mas sim de saúde. Entre os causadores, além de fatores genéticos, são os fatores comportamentais como o sedentarismo, maus hábitos alimentares, uso excessivo de álcool e medicamentos e fatores ambientais.

Não existe uma dieta padrão ou uma fórmula milagrosa para perda de peso. As estratégias mais usadas na perda de peso são reeducação alimentar, a prática regular de atividade física e o tratamento psicológico.
Muitas pessoas baseiam as suas dietas alimentares apenas levando em conta a quantidade de calorias fornecidas pelos alimentos, mas isso é ERRADO! O emagrecimento deve ocorrer de forma lenta e gradual para ser duradouro e saudável.

Dicas para reeducação alimentar:

- Não deixe de tomar o café da manhã! Quem faz a refeição pela manhã se sente mais disposto e come menos ao longo do dia. Ele deve ser leve e balanceado, contendo cereais integrais e frutas.

- Procure realizar de 05 a 06 refeições ao dia, em pequenos volumes;

- Mastigue bem os alimentos e realize suas refeições em locais tranqüilos, pois favorece o processo de digestão;

- Não fique mais de 3 horas sem se alimentar, estabeleça horários regulares para realizar suas refeições; Isso mantém o metabolismo ativo e aumenta o gasto de calorias;

- Consuma variedades de frutas, verduras e legumes . Além de serem ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, possuem baixo valor calórico e são refrescantes.

- Inicie as principais refeições pelo consumo de saladas de hortaliças, pois são fontes de fibras que promovem saciedade;

-  Beba bastante líquido na forma de água, chás e sucos naturais. Os sucos industrializados devem ser evitados já que contém corantes, conservantes, aromatizantes e açúcares;
- Substitua os cereais refinados por cereais integrais, tais como: arroz integral, massas integrais, biscoitos integrais e pão integral, pois são fontes de fibras, vitaminas e minerais;

- Evite frituras e alimentos gordurosos. Prefira as preparações cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas;

- Evite guloseimas, doces, refrigerantes, alimentos enlatados, embutidos e outros produtos industrializados;

- Inclua na dieta quinua e amaranto cereais integrais fontes de triptofano que aumentam a produção de serotonina, um neurotransmissor que diminui a compulsão alimentar. Outras fontes de triptofano são: banana, damasco e açaí;

- A prática orientada e regular de atividade física é fundamental, pois aumenta a queima de calorias. Opte por uma atividade física que lhe agrade. Caminhadas, andar de bicicleta e nadar são excelentes opções. 

Postado por,
Carolina Arzua - Nutricionista

15 de março de 2011

A Arte de Ser Feliz




Acorde todas as manhã com um sorriso.

Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz.

Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará.

Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz!

Enumere as boas coisas que você tem na vida.

Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança!

Trace objetivos para cada dia.

Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente.

Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém alerta,

em constante desenvolvimento pessoal e profissional, além disso o ajuda a manter a dignidade.

Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente.

Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias.

Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você.

A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar.

Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace.

A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos.

O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor...

O tempo para ser feliz é agora.

O lugar para ser feliz é aqui!

(Autor Desconhecido)

Postado por,
Fernanda T. Lima - Psicóloga

3 de março de 2011

O GAPOS está abrindo inscrições para o grupo de apoio e tratamento à pessoas com obesidade e sobrepeso.


O grupo de apoio será formado por 6 a 10 participantes, em formato fechado, ou seja, com início, meio e fim. Os encontros acontecerão uma vez por semana com duração de duas horas cada. O período terapêutico do grupo de apoio é de nove meses, onde você terá a possibilidade de trocar experiências, emoções, alegrias e dificuldades com outras pessoas, o que aumenta a motivação para mudanças efetivas. Nos encontros serão abordados temas relevantes ao grupo como reeducação alimentar e emocional, serão feitas dinâmicas que proporcionarão o autoconhecimento dos participantes e integração. Todos os encontros são coordenados pelas profissionais do GAPOS alternadamente entre naturóloga, nutricionista e psicóloga. Os participantes também terão a oportunidade de participar de palestras com outros profissionais da àrea da saúde e de eventos como por exemplo caminhadas da saúde.

O grupo de apoio é voltado ao tratamento de pessoas adultas, com idade a partir de 21 anos.

Dia dos encontros: todas as terças-feiras*
Horário: 09:00 às 11:00*
Local: Rua Lauro Linhares, 1075 – Sala B, Trindade*
Investimento: R$ 250,00 mensais

Entre em contato conosco para mais informações e agendamento de entrevistas!

*Sujeito à mudanças com aviso prévio.