24 de dezembro de 2010

É tempo de Amor..


Mais um ano está indo embora... e agora,
o que podemos desejar para o próximo ano?

Que as verdadeiras amizades continuem eternas e tenham
sempre aquele espaço especial em nossos corações.
Que as lágrimas, mesmo que não sejam compartilhadas, sejam água que lave a alma
e que as alegrias estejam sempre presentes, e estas sim, sejam
comemoradas por todos.
Que a inocência de nossas crianças e a sabedoria
de nossos idosos sejam pelo menos respeitadas.
Que o carinho esteja presente em um simples “olá”,
ou em qualquer outra frase, mesmo que dita brevemente.
Que os corações estejam sempre abertos para novas amizades,
novos amores e novas conquistas.
Que os sentimentos “pequenos” sejam banidos de vez de nossas vidas.
Que aquele que necessite de ajuda encontre em nós sempre
o conforto e a palavra amiga.
Que a verdade sempre esteja acima de tudo e
que o perdão e a compreensão superem as mágoas e as desavenças.
Que tudo o que sonhamos seja transformado em realidade.
Que o amor pelo próximo seja a nossa meta absoluta
e que nossa longa jornada nós próximos 365 dias seja repleta de boas realizações.
 

É o nosso mais sincero desejo.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Carinhosamente,
Equipe GAPOS. 

20 de dezembro de 2010

Saúde aos 108 anos!

Bernando La Pallo é um brasileiro que aos 8 anos foi morar nos EUA, hoje ele tem 108 anos e esbanja saúde e disposição, numa entrevista ao Jornal Hoje ( http://g1.globo.com/jornal-hoje/ ) ele conta qual o segredo de sua longevidade:


Um exemplo a ser seguido!

Postado por,
Aliandra F. Veiga - Naturóloga

14 de dezembro de 2010

Aviso

O grupo GAPOS informa que estará em recesso de suas atividades do dia 20 de dezembro até o dia 10 de janeiro de 2011.
Porém nosso Blog seguirá com suas atualizações semanais. Aguardamos sua visita!
E se você gostaria de ver algum assunto no Blog que ainda não foi abordado entre em contato conosco: gapos.grupodeapoio@gmail.com


Atenciosamente,
Equipe GAPOS.

9 de dezembro de 2010

Reflexões de Primavera

A primavera é a estação do ano que segue o inverno e que precede o verão. É neste período que as flores começam a ressurgir, as folhas das árvores retomam seu colorido, os animais saem de suas tocas, e como não poderia ser diferente, como o restante da natureza o ser humano também aproveita este momento para “ressurgir” de certa forma. Não é atoa que as academias de ginástica costumam aumentar (e muito) o número de praticantes de atividades físicas neste período do ano, as pessoas comecam a usar roupas mais cavadas, mais coloridas e mais curtas, o que faz com que os indesejáveis pneuzinhos que até então estavam escondidos sob blusões de lã e longos casacos sejam inevitavelmente mostrados.
Muitas pessoas se sentem frustradas porque comeram demasiadamente no inverno e correm para as academias, para clínicas de estética e para as mesas de cirurgia. Mas o ganho de peso está diretamente ligado a importância que você dá a si mesmo. Exagerar na comida um dia, em  uma situação atípica é bastante comum, porem, “devorar problemas”, comer por ansiedade, por tristeza, por inquietação (e por diversos outros motivos)  não trará solução ás questões que lhe encomodam, e ainda por cima lhe traram quilos extras que vão trazer mais frustrações e ansiedade.
Aproveite a primavera para florecer por completo, aproveite para olhar para dentro de si e procurar a razão pela qual a sua sementinha não está germinando, ou agradecer a si mesmo por uma linda florada  e nesta hora você vai poder também se perguntar: será que eu tenho cuidado mesmo de mim?



Postado por,
Fernanda T. Lima - Psicóloga

6 de dezembro de 2010

Novidade: Primavera, Verão, Outono e Inverno




A cada estação do ano devemos adaptar nossos hábitos alimentares e de vida. Isso porque cada estação tem suas particularidades e nosso organismo necessita adaptar-se. Para que isso ocorra de maneira saudável hoje em dia é necessário um pouquinho de conhecimento. Quando me refiro dizendo hoje em dia, é porque antigamente quando o homem tinha mais contado com o campo, sabia que a cada estação certos tipos de alimentos nasciam fortes, outros  mais fracos e outros ainda nem nasciam. Essa é a natureza nos ensinando como nós devemos nos alimentar. A temperatura da estação também é nosso termomêtro sobre quais alimentos devemos comer e sobre a temperatura deles. Cada estação do ano revela para nós um mundo de saúde!
E é com o intuito de passar este lindo conhecimento a diante que o GAPOS irá publicar todas as segundas-feiras  um post com assuntos variados sobre hábitos alimentares e de vida de acordo com a estação do ano em que nos encontramos. Esperamos que gostem!

Com carinho,
Equipe GAPOS.

3 de dezembro de 2010

Obesidade e Psicologia, uma dupla de peso

Já é sabido que a obesidade hoje é considerada uma epidemia e que é um fator de risco para diversas doenças. Estar com excesso de peso está diretamente associado, por exemplo, com o aparecimento de transtornos de ansiedade e depressão.  Sabe-se também que o acompanhamento psicológico durante o processo de emagrecimento multiplica o sucesso no tratamento da obesidade.

Para reverter a obesidade não basta apenas bons hábitos alimentares e exercícios físicos, mas também, que as pessoas estejam suficientemente motivadas e que possam controlar a ansiedade e compulsividade.

Quando uma pessoa está ansiosa é mais fácil recorrer à comida para aliviar sua ansiedade, neste caso, a comida está sendo usada de forma equivocada e esse comportamento pode levar ao sobrepeso e à obesidade. É por isso que um número crescente de tratamentos de obesidade  vem dando atenção especial aos aspectos psicológicos. Motivação, participação em grupo, entre outros aspectos levam a pessoa a aprender estratégias de controle no processo de emagrecimento, sem contar que estas pessoas se sentem emocionalmente mais preparadas para enfrentar o período durante e pós dieta, que é bastante delicado.
Por isso a atenção integral ao Ser é tão importante e cada vez mais os grupos interdisciplinares estão crescendo nos cuidados à saúde. Se você tem interesse em conhecer o trabalho interdisciplinar venha conhecer o GAPOS.

Postado por,
Fernanda T. Lima - psicóloga