28 de maio de 2010

Inscrições Abertas!























Está interessado em participar do GAPOS?
Entre em contato conosco: gapos.grupodeapoio@gmail.com
Estamos à disposição para maiores informações!

Equipe GAPOS.

24 de maio de 2010

Resumo da Palestra: TRANSFORMAR!

Olá leitores!
Como havíamos divulgado, na quinta-feira dia 20 de maio aconteceu no Instituto Zen em Florianópolis, a palestra de divulgação do GAPOS.
Neste encontro, nós da equipe GAPOS, tivemos o imenso prazer de apresentar aos convidados o nosso projeto.
Algo que norteia o nosso trabalho é a noção de que para se emagrecer com saúde é necessário levar em conta diferentes aspectos do ser humano, ou seja, olhar para o ser humano e tratá-lo de forma integral, levando em consideração não somente sua alimentação, mas também todos os seus hábitos de vida.
Nosso trabalho é um desafio, pois estamos transformando hábitos de vida e a maioria de nós tem muitas dificuldades em realizar mudanças neste aspecto.
Porém é através desse caminho que conseguiremos alcançar nosso objetivo maior, porque ele auxilia a modificar comportamentos, trabalhando as causas e não somente as conseqüências.
A vida não tem receita de sucesso. O que existe é um trabalho diário que se chama autoconhecimento e só a partir desse trabalho iremos obter aos poucos a nossa e só nossa receita de sucesso para a vida.
O GAPOS trabalha através de encontros semanais realizados na forma de grupo de apoio, onde há três coordenadoras (nutricionista, naturóloga e psicóloga). Os temas são variados de acordo com cada grupo e com cada coordenadora. Onde falamos sobre nossa dinâmica pessoal e interpessoal e isso engloba um universo: alimentação é um deles e nesse caso nosso principal foco. Nosso desafio é trazer à luz nossa dinâmica inconsciente, torná-la consciente. Isso é autoconhecimento, é independência, liberdade.
A mídia atual vende a imagem de magreza conectada diretamente a beleza e a saúde, e isso leva as pessoas a buscarem modos nada corretos de emagrecer, como uso de medicamentos e dietas "malucas", o que leva ao "efeito sanfona”.
É importante ter bem claro que a mudança acontece de dentro para fora. Para estar em paz com a balança é importante estar em paz consigo mesmo. Em diversos momentos de nossas vidas nos sentimos cobrados a emagrecer por nosso parceiro(a), nosso chefe, mas é importante perceber que questões pessoais são essas que impedem o indivíduo de emagrecer. O que há de inconsciente no processo de ganho de peso não é percebido.
E porque o estilo de vida que eu levo é tão importante assim para eu conseguir emagrecer?
Porque o estilo de vida é o principal fator que determina quais doenças terei na vida, se serei gordo ou magro, alegre ou triste, se viverei 10 ou 100 anos. Claro que existe algo que se chama genética, mas estudos confirmam que num total de 100% a genética influencia em cerca 3%, dos fatores de risco e doenças.
Portanto o que o GAPOS vem trabalhando é para despertá-lo de uma nova consciência, outra maneira de vivenciar o mundo.
Com Carinho,
Equipe GAPOS.

23 de maio de 2010

GAPOS agora no twitter!

É com felicidade que venho contar à vocês, que a partir de hoje o GAPOS pode ser acompanhado pelo twitter!
Siga-nos você também!

http://twitter.com/GrupoGAPOS

18 de maio de 2010

Palestra esta semana!

Olá leitores!

Reforçando o convite à vocês de que nesta semana estaremos realizando a Palestra de apresentação do Grupo GAPOS, Palestra: TRANSFORMAR!
Quinta-feira às 19:00 horas. Contamos com sua presença!!!

4 de maio de 2010

A importância do psicólogo no processo de emagrecimento

Para fazer as pazes com a balança, é fundamental estar em paz consigo mesmo. O tratamento adequado não envolve somente a redução de peso, trata-se de uma mudança de comportamento que deve ocorrer de dentro para fora. Emagrecer é muito mais que fazer dietas e praticar exercícios físicos. Consiste na firme disposição de modificar o estilo de vida. Uma educação gradual envolve mudança dos hábitos alimentares, estrutura emocional, manutenção de um peso adequado, e não simplesmente reduzir as calorias por determinado tempo.
O tratamento psicológico possibilita que o individuo se reestruture emocionalmente e aprenda a desenvolver recursos para lidar com suas questões, tornando-o mais reflexivo diante das dificuldades e na busca por soluções, ajuda a superar conflitos emocionais, colabora para ampliar a consciência sobre si mesmo, promove equilíbrio emocional, detecta o ativador da ansiedade que leva a compulsão (o ato de comer é um poderoso redutor de ansiedade) e entre outras coisas ajuda o indivíduo a aprender a lidar e a controlar o que o angustia, para não buscar refúgio na comida, pois tal mecanismo gera mais angústia, pela culpa.

Fernanda T. Lima - Psicóloga